Notícias

Setor de energia debate produtos e serviços para Redes Elétricas Inteligentes

Setor de energia debate produtos e serviços para Redes Elétricas Inteligentes

ABDI

Estudos produzidos pela ABDI preparam o país para o futuro

 Brasília, 08/12/15 – Apresentar os resultados de dois estudos sobre a cadeia fornecedora de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de seus produtos e serviços para Redes Elétricas Inteligentes (REI). Esse foi o objetivo do encontro que reuniu, na segunda-feira (07), em Brasília, representantes do governo, geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, além de fornecedores, fabricantes, universidades e centros de pesquisa de desenvolvimento e Inovação.

Os estudos realizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a consultoria do Instituto da Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (iAPTEL), tratam do levantamento de Tendências de Modelos de Negócios e Tendências Tecnológicas Avaliando o Rebatimento no Brasil e da Análise comparativa dos projetos, produtos e serviços nacional e internacional com análise crítica das importações. Os estudos fazem parte do Mapeamento da Cadeia Fornecedora de TIC e de seus Produtos e Serviços para REI, realizado pela ABDI, no âmbito do Programa Brasileiro para Desenvolvimento da Indústria Fornecedora de TIC para Redes Elétricas Inteligentes.

Para a diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal, esses estudos ajudarão a identificar o espaço que a indústria brasileira poderá ocupar nesse novo nicho de mercado. “Temos que identificar as oportunidades e criar condições para que nossa indústria se desenvolva sem atrasar as mudanças que ocorrerão com os smart grids”.

“Os smart grids terão grande repercussão nas cidades. Iremos tratar de cidades inteligentes e temos que estar atentos às novas demandas de fornecimento de serviços básicos, energia, água, mobilidade urbana. Essa discussão vai além das redes inteligentes, elas também envolvem as cidades inteligentes”, avaliou o diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery.

Após as apresentações dos resultados, conduzidas pela equipe técnica do iAptel, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para darem início à elaboração do próximo documento, que indicará as proposições de políticas públicas para a indústria brasileira. A previsão é que esse documento seja finalizado no primeiro semestre do ano que vem.

“Os resultados obtidos nos mapeamentos já realizados buscam identificar, analisar e propor recomendações estratégicas, gerando subsídios para o aperfeiçoamento e a consolidação de medidas a serem incorporadas no documento final, que apresentará proposições de políticas voltadas para o desenvolvimento da indústria fornecedora de TIC para REI compondo parte de uma Agenda Setorial TIC,” esclareceu o especialista da ABDI, Carlos Frees, responsável pelo tema dentro da Agência.

http://www.abdi.com.br/Paginas/noticia_detalhe.aspx?i=4039

 

Assessoria de Comunicação Social ABDI

Rachel Mortari

[email protected]

61 3962-8645

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook