Estudos produzidos pela ABDI preparam o paÃs para o futuro
 BrasÃlia, 08/12/15 – Apresentar os resultados de dois estudos sobre a cadeia fornecedora de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de seus produtos e serviços para Redes Elétricas Inteligentes (REI). Esse foi o objetivo do encontro que reuniu, na segunda-feira (07), em BrasÃlia, representantes do governo, geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, além de fornecedores, fabricantes, universidades e centros de pesquisa de desenvolvimento e Inovação.
Os estudos realizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a consultoria do Instituto da Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (iAPTEL), tratam do levantamento de Tendências de Modelos de Negócios e Tendências Tecnológicas Avaliando o Rebatimento no Brasil e da Análise comparativa dos projetos, produtos e serviços nacional e internacional com análise crÃtica das importações. Os estudos fazem parte do Mapeamento da Cadeia Fornecedora de TIC e de seus Produtos e Serviços para REI, realizado pela ABDI, no âmbito do Programa Brasileiro para Desenvolvimento da Indústria Fornecedora de TIC para Redes Elétricas Inteligentes.
Para a diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal, esses estudos ajudarão a identificar o espaço que a indústria brasileira poderá ocupar nesse novo nicho de mercado. “Temos que identificar as oportunidades e criar condições para que nossa indústria se desenvolva sem atrasar as mudanças que ocorrerão com os smart gridsâ€.
“Os smart grids terão grande repercussão nas cidades. Iremos tratar de cidades inteligentes e temos que estar atentos à s novas demandas de fornecimento de serviços básicos, energia, água, mobilidade urbana. Essa discussão vai além das redes inteligentes, elas também envolvem as cidades inteligentesâ€, avaliou o diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery.
Após as apresentações dos resultados, conduzidas pela equipe técnica do iAptel, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para darem inÃcio à elaboração do próximo documento, que indicará as proposições de polÃticas públicas para a indústria brasileira. A previsão é que esse documento seja finalizado no primeiro semestre do ano que vem.
“Os resultados obtidos nos mapeamentos já realizados buscam identificar, analisar e propor recomendações estratégicas, gerando subsÃdios para o aperfeiçoamento e a consolidação de medidas a serem incorporadas no documento final, que apresentará proposições de polÃticas voltadas para o desenvolvimento da indústria fornecedora de TIC para REI compondo parte de uma Agenda Setorial TIC,†esclareceu o especialista da ABDI, Carlos Frees, responsável pelo tema dentro da Agência.
http://www.abdi.com.br/Paginas/noticia_detalhe.aspx?i=4039
Assessoria de Comunicação Social ABDI
Rachel Mortari
61 3962-8645